O MiEGSI visa a formação de profissionais de engenharia e gestão de sistemas de informação cujos principais atos de profissão combinam saberes e competências de Tecnologias de Informação (TI) e de organização e gestão.
Estes atos de profissão podem ser realizados em qualquer organização, independentemente da sua dimensão ou sector da economia. Podem ainda ser realizados em empresas de consultoria de gestão e de TI. É um perfil profissional relevante em pequenas e médias empresas onde disponibiliza competências de TI e de melhoria organizacional.
Pretende-se ainda que os recém-graduados pelo MIEGSI demonstrem:
Sentido de responsabilidade e ética profissional
Capacidade de aprendizagem e de adaptação a novas situações
Atenção à evolução das TI e às oportunidades da sua aplicação
Atitude reflexiva
Postura de liderança
Familiarização com o processo de Investigação e Desenvolvimento (I&D) por forma a acompanharem a evolução do corpo de conhecimento da área e a participarem na sua exploração e desenvolvimento.
Os resultados de aprendizagem do MiEGSI estão relacionados com os atos de profissão da engenharia e gestão de sistemas de informação e deverão revelar destreza em utilizar as Tecnologias de Informação (TI) em benefício das organizações.
Incluem competências específicas de cada um daqueles atos, nomeadamente (e de acordo com as recomendações da AIS – Association for Information Systems):
Melhorar o trabalho e os processos organizacionais
Explorar oportunidades criadas por inovações tecnológicas
Compreender e dar satisfação a requisitos informacionais
Conceber e gerir a arquitetura organizacional
Identificar e avaliar soluções alternativas e formas de as obter
Assegurar a segurança da informação e de infraestrutura de suporte
Compreender, gerir e controlar os riscos associados às TI
Ainda em alinhamento com as recomendações da AIS, os graduados MiEGSI deverão possuir também competências de colaboração, comunicação, negociação, pensamento analítico, sentido crítico, criatividade, liderança.
Com a publicação dos Planos de Transição, os planos de estudo dos Mestrados Integrados foram revogados, pelo que o plano abaixo está disponível apenas como histórico, não está em vigor.